quinta-feira, 26 de maio de 2011

Pernod - A bebida de "E agora brilha o sol" (The Sun Also Rises/1957)

Ontem, estava assistindo "E agora brilha o sol" - baseado na obra de Ernest Hemingway - quando notei que os personagens sempre pediam "Pernod", enquanto perambulavam pela França nos anos 20. Com certeza rolou um jabá violento nessa história, mas foi tão grande o número de vezes que a bebida foi citada, que me chamou a atenção. Resolvi então descobrir que diabos é "Pernod" e acabei encontrando no blog "O mundo das Marcas" a solução deste terrível estratagema A resposta você confere a seguir:
 
Cena de "E agora brilha o sol" (The sun also rises)
A História do Pernod

A história tem início em 1797 quando o major Dubied, após comprar a fórmula de um revitalizante especial chamado “elixir de Absinto”, criado anos antes pelo Dr. Pierre Ordinaire, põe em funcionamento uma fábrica para produzir a bebida na cidade suíça de Couvet, junto com seu genro, Henri-Louis Pernod. A nova bebida era uma embriagante combinação da semente de anis perfumada (também conhecida como badiana) com a adição especial de “Artemisa absinthium”, a planta do absinto.
 

Poucos anos mais tarde, em 1805, a companhia Pernod Fils é criada em Pontarlier na França por Henri-Louis Pernod para produzir a bebida. Inicialmente conhecido por sua propriedade de aliviar a dor, o absinto logo ganhou fama na França com a marca PERNOD, sendo chamado de “O absinto da alta sociedade parisiense”. Nas décadas seguintes os pedidos se multiplicaram, a produção cresceu e uma segunda fábrica foi inaugurada em 1871, mesmo ano em que a destilaria Hémard foi montada em Montreil-sous-Bois por Ariste Hémard. No ano seguinte, a companhia Pernod Père et Fils foi formada em Avignon por Jules-François Pernod. Tudo ia bem até que em 1915 um decreto ministerial baniu a produção do Absinto e a empresa foi forçada a fechar suas portas.
 

 Em 1920, os licores de anis são legalizados novamente, embora em uma forma mais branda - um novo drinque de anis, mas “sem absinto”; e com isso os centros de produção de Pontarlier, Avignon e Montreil unem-se, em 1926, sob o nome Casa Hémard, Pernod Père et Fils e Pernod Fils Réunis.
Sinopse do filme:

A história se passa nos anos de 1920 em Paris, França. Jake é um jornalista e ex-soldado americano exilado que, junto a outros amigos escritores na mesma condição, passa a maior parte do tempo nos cafés parisienses, vivendo uma vida hedonista e sem rumo. Jake sofreu um ferimento de guerra que o deixou debilitado, mas a luxuriosa Lady Ashley, noiva do beberrão Mike Campbell, insiste em perseguir um romance com o jornalista. Aliando-se a mais alguns amigos, esse improvável grupo viajará até as touradas de Pamplona e viverá experiências no fogoso calor da Espanha. 

2 comentários:

  1. Olá!
    Fiquei feliz em conhecer o seu blog!
    O filme de que fala é baseado no livro de Hemingway, não conhecia esse. A história do absinto também será muito útil para mim, obrigada.
    Acho que poderemos trocar bastante informações...
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. to tomando um drink ,original é terror

    ResponderExcluir