quinta-feira, 3 de março de 2011

A dor de Nick Drake

Até hoje eu nunca vi uma imagem dizer tanto sobre alguém quanto a capa de Way to Blue. A cabeça baixa, como Nick Drake costumava ficar nas apresentações, os olhos entreabertos, a postura incomunicável com o público. O corpo, coberto pela absoluta timidez. Nas mãos, a oferenda. Drake era, definitivamente, um cara incomum. Tão diferente, que não vendeu quase nada em sua curtíssima carreira. Ninguém o entendeu em vida. Essa indiferença o fazia sofrer. Em sua canções uma doçura indefinível. Ele se sentia, definitivamente, vivo e aquele sentimento condensado o levou ao profundo isolamento com o mundo exterior. Se no começo da carreira Drake ainda proferia poucas palavras, no final da vida já não se dirigia a mais ninguém. Em seus três discos oficiais e outros poucos póstumos, o talento de um gênio que tornou-se referência tarde demais. 

A obra prima

Em 2000 a revista Q magazine posicionou Bryter Layter na 23ª posição entre os 100 melhores álbuns de todos os tempos. Em 2003, a revista Rolling Stone o classificou no 245º lugar entre os 500 maiores álbuns de todos os tempos.
Nick Drake - Bryter Layter (1970)
1.Introduction
2.Hazey Jane II
3.At the Chime of a City Clock
4.One of These Things First
5.Hazey Jane I
6.Bryter Layter
7.Fly
8.Poor Boy
9.Northern Sky
10.Sunday

"Um dia em Londres, o meu telefone toca e era Nick, em um telefone público, e ele estava muito agitado querendo falar comigo. E eu disse: 'Ok, venha'. E ele veio. Ele parecia terrível: seu cabelo estava sujo, a barba por fazer e as unhas também sujas. E ele usava um casaco gasto. Estava meio inseguro, muito nervoso. Sentou e imediatamente começou a falar da sua carreira, sobre dinheiro e era basicamente acusador. Dizia: 'Você disse que eu sou bom, mas ninguém me conhece, ninguém compra os meus discos. Eu não entendo. O que está errado? De quem é a culpa?'. Ele estava zangado. Eu tentei explicar que não há garantias - que você pode fazer um grande disco e que às vezes ele não vende".

Nenhum comentário:

Postar um comentário